top of page

|   ESTUDOS DINÂMICOS PARA DANÇA TRIBAL FUSION   |

Os “Estudos dinâmicos para dança tribal fusion” propõe estudar estilos de danças que compõem as referências da dança tribal fusion, como, a American Tribal Style (ATS), neste, trazendo referências da dança flamenca, dança do ventre e dança indiana; as danças urbanas, enfatizando o popping, o locking, o waacking e o voguing; as danças clássicas, as modernas e as danças populares brasileiras da região nordeste - neste contexto o estilo Tribal Brasil, fusão oriental e regional brasileira-, os participantes articulam o escopo de estéticas de movimentos, unindo às experiências pessoais. Ao fim do curso, a montagem coreográfica co-autoral com minha direção se torna um produto onde, através dos estudos teórico-práticos das danças estudadas, propõe-se uma articulação da construção da narrativa de movimentos à temática de concepção para essa construção. Os objetivos propostos para a prática do curso são de: 1) Proporcionar experimentações corporais de técnicas de danças étnicas de diferentes contextos sócio-culturais, pensando num corpo que é híbrido de informações, como a constituição da dança em ênfase, a tribal fusion, articulando com processos de fusão contemporânea na dança; 2) Entender os processos de difusão, hibridação e constituição de novas variáveis do estilo, bem como o desenvolvimento de criações/composições coreográficas como resultante do processo; 3) Oferecer ferramentas de criação e composição em dança; 4) Estudar princípios de movimentações de técnicas-corporais de danças das mais variadas, a fim de proporcionar para cada praticante, corporeidades distintas, amplificando os patrimônios corporais; 5) Propiciar espaço de experimentações de movimentações, bem como processos de hibridação.

As metodologias usadas se permeiam em estudos teórico-práticos sobre as técnicas corporais em dança, contextualizando suas historicidades sociais e artísticas, e suas transformações, principalmente dentro do contexto da dança tribal fusion. Para auxiliar no escopo teórico, vídeos e músicas são utilizados e compartilhados através das redes sociais, referenciando as práticas das aulas a artistas nacionais e internacionais, bem como apresentando estéticas das mais variantes, proporcionando o aprendizado extraclasse. Com a maior abrangência do uso da internet para difusão, pesquisa e aproximação de saberes mundiais, a dança tem sofrido transformações potentes quanto à era tecnológica a qual estamos vivenciando. O ser humano atualmente lida com informações diversas e rápidas, estando conectado com muitas outras questões sociais e culturais que não somente aonde se convive. Essa complexidade de informações tem transformado as vivências sociais e artísticas. A proposta do curso é de conhecer culturas diferentes, experimentar movimentações das mesmas e criar processos de fusão a partir dos conteúdos e das vivências pessoais de cada participante.

| OFICINAS E CURSOS CURTOS |

As oficinas tratam de possibilidades de movimento dentro das suas estéticas, discutindo sobre seu processo histórico e de difusão, bem como as minhas percepções para com a prática.

São oficinas com carga horária de 2 a 6 horas, a depender da proposta. Abaixo, segue lista e descrições das oficinas já ministradas:
 

DANÇAS ORIENTAIS ÁRABES
* Dança do Ventre;
* Dança Folclórica Árabe: Dábke.

DANÇAS POP AMERICANAS

* Waacking;

* Vogue;

* Stiletto;

* Funk.

 

ESTILOS DE FUSÃO
* Isolamentos Corporais para o Tribal Fusion Belly Dance;

* Balkan Fusion (danças balkans com princípios do American Tribal Style e Tribal Fusion);

* Urban Tribal Fusion (danças urbanas - popping, locking, waving - com princípios do Tribal Fusion);

* Modern Fusion (danças modernas e clássicas com princípios do tribal fusion)

* Tribal Brasil (danças populares regionais brasileiras com princípios do Tribal Fusion);

* Tribal Fusion Vogue (danças pop americanas -waacking, vogue, stiletto- com princípios do Tribal Fusion): pesquisa desenvolvida por mim;

* Balé Clássico para Tribal Fusion e Dança do Ventre;

CRIAÇÃO EM DANÇA

* Elementos da Dança e Música: Ritmo, velocidade, qualidade de movimento, espaço;

* Criação para composições coreográficas solos, duos ou grupos;

* Dança Contemporânea e concepções para construção coreográfica.

bottom of page